fbpx

Hospedagem de site é um serviço onde os arquivos de seu site ficam hospedados em computadores para que seu site possa ser visualizado na web.

Funciona mais ou menos como em seu computador, onde você cria pastas para o arquivamento de seus documentos word, excel, powepoint, imagens, entre outros.

Há diversas empresas que fornecem esse tipo de serviço e aí surge a dúvida: como escolher uma empresa de serviço de hospedagem de site?

hospedagem de site: como escolher a melhor

Veja os principais fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher sua hospedagem de site

– Espaço de armazenamento – É importante que no plano de hospedagem contemple bastante espaço para que você não tenha uma limitação de arquivos para colocar. Hoje em dia dificilmente você terá problema com esse quesito, já que as empresas estão disponibilizando bastante espaço. Algumas fornecem espaço ilimitado.

– Tráfego mensal – Corresponde ao número de acessos que seu site possui. Algumas hospedagens fornecem um tráfego mensal limitado, isto é, se seu site tem bastante acesso e seu tráfego mensal contratado for menor que esse número de acesso, seu site pode ficar lento ou até mesmo sair do ar.

– Quantidade de e-mails – É através da hospedagem que você pode criar e-mails personalizados. Cada empresa de hospedagem fornece planos com diferentes quantidades de e-mails. Há planos em que você pode criar 5 contas diferentes de e-mail e outros com até 150 contas ou mais. Isso vai de acordo com a sua necessidade e de sua empresa.

– Espaço de e-mails – Outra questão muito importante relacionada aos e-mails é a capacidade de armazenamento em cada conta. Há planos em que a capacidade é muito baixa. Se você gosta de guardar e-mails antigos, procure um serviço que te ofereça bastante espaço de armazenamento. Plano a partir de  5GB costuma ser uma boa solução.

– Painel de controle – É através do painel de controle que você gerenciará sua hospedagem. Criará e-mails, verá dados financeiros, terá acesso ao FTP (caminho por onde encontrará as pastas onde estão hospedados seus arquivos) etc. É recomendável que ao escolher uma hospedagem, ela tenha um painel de controle de fácil navegação.

– Suporte técnico – É imprescindível que o serviço de hospedagem que você escolha tenha um bom suporte técnico, com atendimento online e via telefone. Por mais que você procure uma boa empresa, certamente mais cedo ou mais tarde você terá algum problema no e-mail, navegação e até site fora do ar. Então é fundamental que você consiga falar com suporte da empresa de hospedagem de site para que te auxiliem na solução dos problemas.

– Plataforma – Quando for escolher uma empresa de hospedagem de site, antes de definir o plano é necessário ver em qual linguagem de programação seu site está sendo desenvolvido. Os planos dessas empresas costumam ser separados em Linux ou Windows. Sendo assim, se seu site estiver sendo desenvolvido em PHP deve-se optar pela hospedagem Linux. Se for em ASP, opte pela hospedagem Windows. Se seu site for somente em HTML, você está livre para escolher qualquer uma das plataformas.

Em relação a hospedagens gratuitas não confio muito no serviço dessas empresas. Eu realmente não me arriscaria pegar um serviço desses. Eles tendem a incluir banners em seu site ou ser de difícil suporte em caso de necessidade.

Essas são algumas dicas para a escolha de hospedagem do seu site. Caso tenha necessidade e queira uma ajuda entre em contato conosco.