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CRO para que serve a Otimização de Conversão?

A Otimização de Conversão (CRO) foca seus esforços na experiência do usuário, com o objetivo de aumentar a quantidade de clientes com o tráfego já existente. Para isso precisamos fazer um estudo de usabilidade em todo o site ou em áreas onde o cliente está prestes a efetuar uma compra, preencher um cadastro ou até mesmo fazer um comentário, sim um comentário também pode ser uma conversão, dependendo do negócio. Ou seja, trabalharmos as fases finais do funil de conversão.

Para diminuirmos a taxa de abandono de um site e consequentemente aumentar a taxa de conversão de um site devemos nos atentar para alguns pontos de usabilidade e melhorar a experiência do usuário para que seja mais fluida, fazer com que o lead finalize as etapas de conversões sem dificuldades, como se pegássemos na mão desse cliente e fosse passeando pelo site e indicando para ele que deve ser feito, da mesma forma que um vendedor faz em uma loja física, por exemplo. Mas não estamos ao lado do cliente enquanto navega, certo? Não sabemos o que ele está realmente procurando, porém temos ferramentas para analisar o comportamento dele no site a ser otimizado, então com esses dados em mãos conseguimos tomar decisões mais assertivas para otimizar uma determinada página, ou uma fase do funil de conversão que detectamos uma dificuldade que o usuário teve, ou um ruído na comunicação. Também aplicamos muita teoria de comportamento humano e processos mentais definidos, de estudos comprovados e renomados.

E se mesmo depois de tudo isso ainda está indeciso qual estratégia aplicar. Teste! Testes A/B são determinantes para uma boa otimização da conversão e o investimento para esses testes não são mais grandiosos como antigamente. Atualmente temos ferramentas ótimas a valores bem acessíveis. O teste A/B consiste em ter duas versões de uma mesma página com alguma variação, exemplo: Formulário, destaque em determinado campo, ou setas apontando para um campo importante, contrastes de cores com os objetos e o fundo da página. Enfim, é sempre importante testar apenas um item, uma variação na página. E com um software de teste A/B é divido o tráfego e depois de um período ou quantidade de acessos teremos o veredito de qual página converte mais.

Após todo o trabalho implementado, não se esqueça de fazer analises periódicas, analisando KPIs, se identificar qualquer parâmetro fora do padrão, retome o processo para detectar o que precisa ser acertado. Se possível faça testes periódicos para identificar novas oportunidades de melhora na conversão, diferentes de algumas ações o CRO consegue entregar resultados em pouco tempo sem precisar aumentar o fluxo de visitas e associado a outras ações de marketing digital o ROI aumentará exponencialmente!

Estamos à disposição para conversar, entre em contato através do e-mail doistres@doistres.com.br.

Bons negócios!